Como tornar a convivência entre cães e gatos agradável
Cães e gatos são animais de hábitos e atitudes bem diferentes. Por isso, muitas vezes, sua convivência no mesmo ambiente pode ser complicada. Ainda mais quando tentamos tratá-los da mesma forma, sem levar em consideração suas diferenças comportamentais.
Na natureza, os cachorros vivem em grupos denominados matilhas. Possuem uma organização social com diferentes níveis hierárquicos e diversas funções dentro da matilha. Os gatos, naturalmente, são animais de hábitos solitários. Por isso, tem um comportamento mais individual e reservado.
Para que estes animais tão diferentes convivam em harmonia, temos que levar alguns pontos em consideração, tais como idade, porte e temperamento dos bichos. Nesta avaliação, é importante o auxílio de um profissional, que irá apontar a viabilidade dessa relação, e o risco que ela pode oferecer a ambos.
Sendo a avaliação positiva, temos que condicionar os animais a conviverem. A presença do gato deve significar para o cão o ganho de recompensas. Assim, toda vez que estiver na companhia do felino, se o cachorro se comportar bem, ele deve ser elogiado, ganhar um carinho ou petiscos. Para o bichano, a presença do cão deve ser associada com segurança e sossego. Por isso, se o cão aparece, o gato deve conseguir fazer todas as suas atividades normalmente, sem ser importunado. Se o cão não se comportar, deve ser repreendido. Uma bronca que pode funcionar bem é a frustração, isto é, caso o cão tente correr atrás do felino, deve ser contido, na guia. No inicio da apresentação é recomendável deixar o gato dentro da caixa de transporte e o cachorro sempre na guia, até que ambos estejam bem na presença um do outro – o cão sem tentar correr atrás do gato e o felino sem demonstrar medo.
As broncas são geralmente direcionadas para os cães, pois não é muito comum que o gato invista em um ataque ao cachorro, se não estiver acuado. Mesmo quando os animais convivem bem, é importante que o bichano tenha um espaço só para ele. Assim, procure colocar a comida, água e banheiros do gato em um local mais alto, sem acesso para o cão. A comida e as fezes do gato são muito atrativas para a maioria dos cachorros. Coloque algumas prateleiras, para que o gato possa se exercitar e descansar no seu cantinho.
Em muitos casos é possível soltar os animais tranquilamente. Alguns passam a brincar e dormir juntos, tornando-se bons companheiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário